BAIXO GUADIANA PROMOVE-SE NA FITUR

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De 23 a 27 de janeiro o Baixo Guadiana «viaja» até Madrid para participar numa das mais importantes feiras de turismo europeias: a FITUR. Pedestrianismo é a principal aposta.

A Associação Odiana segue viagem até à capital espanhola onde vai promover o território do Baixo Guadiana na FITUR. Trata-se de um salão de referência internacional de turismo que celebra este ano a sua 39ª edição e que em 2018 bateu recorde de participação com 140.120 profissionais e 110.860 visitantes do público em geral.

A participação neste certame pretende promover as condições de excelência para a prática de um turismo de natureza ativo e sustentável, sendo que o objetivo é servir de montra privilegiada ao património natural, histórico, cultural e gastronómico do território do Baixo Guadiana, destacando recursos como o Rio Guadiana, a fauna e a flora e os trilhos. “Continuar a apostar no turismo de natureza como forma de combate à sazonalidade e realizar a devida promoção nos canais de especialidade são os objetivos primordiais da Odiana”, atesta Sílvia Madeira, a Diretora da Odiana, garantindo que a aposta é “na afirmação do Baixo Guadiana como destino de turismo de natureza por excelência, sob o slogan «natureza sem fim» ”.

Aproveitando a sua presença na FITUR a Odiana prepara-se para apresentar, em primeira mão, as novas ferramentas promocionais da Grande Rota do Guadiana, nomeadamente o Vídeo promocional, o Guia, bem como Mershandising alusivo. Tratam-se de produtos fundamentais para a promoção desta grande rota pedestre e que apelam ao turista a vivenciar a Natureza e o território do Baixo Guadiana.

Para além desta apresentação, a Odiana dispõe já de um calendário de iniciativas que conjuga a agenda do território. O Município de Alcoutim apresenta o Vídeo e a Programação da edição de 2019 do Festival do Contrabando. Por sua vez o Município de Vila Real de Santo António fará uma apresentação sobre o Centro Histórico Pombalino. Também o Município de Castro Marim irá apresentar os «Dias Medievais do Sul». No fim-de-semana, 26 e 27 de janeiro, dias abertos ao público em geral, será feita a apresentação do território do Baixo Guadiana pela Odiana, com direito a atribuição de uma estadia (vide agenda detalhada abaixo).

Recorde que o público-alvo da FITUR são os profissionais de turismo, tratando-se de uma oportunidade para encontrar compradores profissionais e posicionar a sua oferta de uma forma inovadora e competitiva. Para o público, constitui a oportunidade de conhecer novos destinos e soluções.

A destacar que a presença e participação neste certame é uma iniciativa da Odiana através do projeto PROMOTURIS, – Plano de Promoção Turística e Cultural – apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.