GRANDE ROTA DO GUADIANA PROMOVIDA NA BTL 2019

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

De 13 a 17 de março de 2019 todos os caminhos foram dar à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). A Associação Odiana rumou até Lisboa para promover o território do Baixo Guadiana e os seus ativos turísticos no salão referência para a indústria do Turismo Nacional.

O Baixo Guadiana fez-se representar com um stand com uma montra privilegiada para o património natural do território algarvio. A participação neste certame (à semelhança da participação na FITUR em Madrid, no passado mês de janeiro), pretendeu promover as condições de excelência para a prática de um turismo de natureza ativo e sustentável, enfatizando recursos como o Rio Guadiana, a ornitologia e os trilhos pedestres e cicláveis. “Trata-se de dar continuidade à estratégia de promoção que tem vindo a ser desenvolvida pela Odiana no turismo de natureza e que funciona em várias frentes, tanto como meio de combate à sazonalidade, bem como via de dinamização da economia e agentes e operadores locais e, fundamentalmente, na divulgação e afirmação do Baixo Guadiana como destino de turismo de natureza por excelência”, garante a Diretora Sílvia Madeira.

O produto estrela foi a Grande Rota do Guadiana e as suas ferramentas promocionais, nomeadamente o Vídeo, o Guia, bem como o Mershandising alusivo. Trata-se de uma panóplia de produtos que apelam ao turista a descobrir o território do Baixo Guadiana.

Recorde que a Grande Rota do Guadiana percorre 78,5 quilómetros, desde Vila Real de Santo António até Alcoutim, existindo a possibilidade de caminhar um pouco mais até Mértola – e chegar aos 100 quilómetros certos. A via está sinalizada no terreno em ambos os sentidos, atravessando zonas de serra, do barrocal e de litoral. Complementarmente a GR15 é também ponto de ligação e convergência à Ecovia em VRSA e à Via Algarviana (GR13) em Alcoutim.

A participação na BTL 2019 esteve inserida no projeto UADITURS II, aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.