«DIAS DO AMBIENTE NO BAIXO GUADIANA» ABRANGE 267 ALUNOS

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Odiana, no âmbito do projeto VALAGUA, organizou a iniciativa «Dias do Ambiente» de 28 de Maio a 03 de junho, com o intuito de pré-comemoração do Dia Mundial do Ambiente com as crianças do território.

O objetivo foi promover junto do 1º ciclo, dos agrupamentos escolares do Baixo Guadiana, um conjunto de atividades didáticas e de sensibilização. A temática central foi a Água, desenvolvendo ações lúdico pedagógicas relacionadas com o Ciclo Natural e Urbano da Água, a desmistificação e importância da ETA e da ETAR, mas sobretudo sobre a água como elemento essencial à vida focando ações rotineiras e comportamentos adequados de poupança, mas também no que concerne à sensibilização e combate à poluição, nomeadamente na quantidade de plásticos encontrados nos oceanos, mares, rios e outros ecossistemas ribeirinhos.

Esta iniciativa decorreu no Agrupamento de Escolas de Castro Marim no dia 28 de maio; na Escola Básica Integrada de Alcoutim, no dia 30 de Maio; e por fim na Escola Infante D. Fernando em Vila Nova de Cacela, no dia 03 de junho. No total foram abrangidos um total de 267 alunos. Estas ações foram marcadas por diversas apresentações, vídeos, questões, jogos didáticos e, no final, diversos brindes lúdico-pedagógicos para todos os participantes e turmas envolvidas.

Recorde que o projeto VALAGUA é centrado na parte inferior da bacia hidrográfica internacional do Rio Guadiana, e no contínuo de espaços da Rede Natura 2000 que a integram, procurando conciliar a utilização dos recursos hídricos e ecológicos em ambos os lados da fronteira. Neste âmbito, a Odiana tem vindo a desenvolver um rol de ações de sensibilização para jovens no que concerne à valorização e promoção do património da água.

Esta atividade foi desenvolvida pela Associação ODIANA, com a colaboração fundamental da ÁGUAS DO ALGARVE e dos AGRUPAMENTOS ESCOLARES, através do projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.