MELHORIAS NA GR15 REFORÇAM SEGURANÇA E MAIOR DESFRUTE DA PAISAGEM

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

No decorrer do projeto VALINTUR – Valorização do Interior do Baixo Guadiana – a Odiana já concluiu os trabalhos de melhoramento que incluíram reforço de sinalética, limpeza dos troços e redefinição pontual do traçado da Grande Rota do Guadiana (GR15), bem como a revitalização da Rede de Percursos Pedestres do Baixo Guadiana implementados desde 2004.

Os serviços contratados para este efeito incluíram a aquisição e fixação/recolocação de paineis informativos, placas direcionais, postes para suporte de marcação, trabalhos de limpeza e desmatação de trilhos/veredas e pintura de marcas de sinalização sobre suportes naturais ao longo do traçado de ampliação da GR15 e da requalificação da Rede de Percursos.

Para além dos trabalhos de manutenção, foram efetuadas quatro alterações ao traçado inicial da GR15, nomeadamente nos setores 1 e 4. Estas alterações são fruto da auscultação das entidades que trabalham no terreno, bem como de usuários assíduos desta rota. Pretendeu-se com esta redefinição prestar segurança, conforto e maior usufruto do traçado da GR15 em termos paisagísticos.

Implicou também alterações numa zona alagadiça que agora, não obstante da época de chuvas, irá permitir passagem aos pedestrianistas de forma mais confortável. Por fim, foi consignada uma ampliação do traçado inicial (junto à Alfândega) que agora acresce até ao Complexo Desportivo, local frequentado por milhares de atletas, permitindo portanto maior visibilidade da GR15. Tratou-se de um investimento global de 45.755,00 euros.

Recorde que o projeto VALINTUR – Valorização do Interior do Baixo Guadiana, é uma iniciativa da Odiana, com candidatura aprovada no âmbito da Linha de Apoio à Valorização do Interior, do Programa Valorizar, promovido pelo Turismo de Portugal.