ODIANA LANÇA 4º WORKSHOP DE SALINAS TRADICIONAIS

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Estão abertas as pré-inscrições para mais um Workshop de turismo criativo nas Salinas Tradicionais em Castro Marim. O workshop inclui uma visita turística às salinas, com direito a recolha artesanal de sal, flor de sal e spa salino. Data estimada: 13 de setembro.

A Odiana vai realizar a 4ª edição do «Workshop de Salinas Tradicionais», sendo que é a oportunidade ideal para descobrir, o saber tradicional usado durante séculos na extração de sal, e sentir a natureza nas salinas. Conhecer como se produz o sal numa visita turística que oferece a possibilidade de recolher o sal/flor sal artesanalmente. Para finalizar a experiência o spa salino, um banho flutuante de sais minerais e aplicação de argila da salina.

A data prevista para o workshop é dia 13 de setembro, das 16h00 às 19h00, na Salina da Barquinha em Castro Marim, sob a organização da Associação ODIANA. Para já a Odiana abriu um formulário para pré-inscrições que decorre até 12 de Setembro AQUI! 

Importante referir que o limite mínimo de participantes para a realização do workshop é de 4 pessoas e máximo de 8 pessoas. Reunidas estas condições os participantes (por ordem de inscrição) irão receber email de confirmação e NIB para pagamento prévio obrigatório de € 30,00. Não havendo nº mínimo de participantes a Odiana reserva-se ao direito de alterar a data do workshop, sempre em articulação com os inscritos interessados.

Recorde que no 1º semestre de 2019 a Odiana lançou um questionário sobre turismo criativo no sentido de auscultar os interesses da população para a formalização de Workshops identitários e criativos. Nesse âmbito, e face à larga adesão, tanto por residentes como por visitantes, entre os ateliers mais procurados, está mais uma vez o workshop de salinas tradicionais que lança a sua 4ª edição.

Esta atividade decorre no seguimento do projeto da Odiana «Oficinas do Saber Tradicional», em estreita colaboração com a Cooperativa Terras de Sal e com a empresa «Água Mãe». O objetivo é a revitalização turística das atividades tradicionais do Baixo Guadiana através de experiências únicas que atraiam mais turistas e envolvam a comunidade local na cultura identitária do Baixo Guadiana.

A salientar que esta iniciativa está inserida no projeto CREATOUR, que pretende pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais. O CREATOUR é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA’CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. É financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020.

Para informações contacte: v.matias@odiana.pt ou r.rosa@odiana.pt