INSCREVA-SE! PROVA FOTOGRÁFICA NO TRILHO DO CERRO DO BUFO

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Dada a situação pandémica atual, e por orientação da entidade competente, foi cancelado o passeio em grupo, mas mantém-se a prova fotográfica, agora de forma individualizada e com prazo alargado entre 22 de setembro até 05 de outubro. Inscrições continuam abertas e há prémios para as melhores fotografias.

Depois de apetrechado o trilho e instalado o Observatório de Avifauna no «Percurso do Cerro do Bufo», em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, a inauguração/passeio não será em grupo (por motivos preventivos da Covid 19), mas por captação fotográfica.

A iniciativa, em livre demanda e/ou de forma individualizada, irá decorrer no trilho Interpretativo do Cerro do Bufo, em Castro Marim entre os dias 22 de setembro e 05 de outubro, sendo que cada um dos inscritos pode captar fotografias durante o período temporal previamente referido. Esta iniciativa é aberta a toda a população, quer para fotógrafos amadores e/ou profissionais.

A realização da «Prova Fotográfica», em detrimento do «Passeio em grupo» (previamente agendado para dia 26 de setembro), foi decidida por alteração da situação pandémica, em comunicado conjunto dos Municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António, e por orientações do Delegado de Saúde do concelho de Castro Marim.

As categorias fotográficas a concurso são as mesmas: a) avifauna, b) património hidrológico, c) habitats e ecossistemas. Haverá, no final, a organização de uma exposição  no território do Baixo Guadiana com o espólio fotográfico e prémios para os vencedores!

A inscrição nesta prova é gratuita, mas obrigatória, e deve ser submetida até 30 de setembro com limite mínimo de 10 participantes. Deve ser feita a INSCRIÇÃO em formulário online, que obedece à leitura do  REGULAMENTO .

Esta prova fotográfica, tem como principal objetivo valorizar e promover a temática do património natural no Percurso Interpretativo do Cerro do Bufo, designadamente os ecossistemas, os habitats, a avifauna e património hidrológico, através da seleção e classificação de fotografias relacionadas com esta temática.

A destacar que o Percurso do Cerro do Bufo é público, ao ar livre, linear, de modalidade pedestre e/ou ciclável, com uma distância de cerca de 10,5 km’s (ida e volta) e de dificuldade média. Podem observar-se aqui as salinas industriais, os sapais e esteiro da Carrasqueira e as culturas agrícolas. É um percurso de excelência para birdwatching, sendo que entre as espécies de aves mais assíduas encontramos o flamingo, garça-real, cegonha-branca, perna-longa, pato-real e alfaiate. Saiba no website do baixoguadiana.com mais sobre o Percurso do Cerro do Bufo e/ou descarregue aqui o trilho.

Esta iniciativa pretende, de igual modo a promoção do território do Baixo Guadiana, na vertente de turismo de natureza, bem como instigar a reflexão para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade. Recorde que o trilho do Cerro do Bufo pertence à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, que por sua vez tem cerca de 2mil ha e foi a primeira Reserva a ser criada em Portugal (continente) em 1975, sendo uma das mais importantes zonas húmidas do país.

A salientar que esta ação é uma iniciativa da Associação Odiana, através do seu projeto VALAGUA, levada a cabo com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e com o apoio dos Municípios de Alcoutim e Castro Marim.

O projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos habitats no Baixo Guadiana transfronteiriço – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER.

CONSULTE AQUI O CARTAZ

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO NOVO FOLHETO DO CERRO DO BUFO

DESCARREGUE O TRILHO DO WIKILOC

Para mais informações contacte através de comunicacao@odiana.pt ou 281 531 171.