TRILHO DO CERRO DO BUFO COM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Depois de apurados os grandes vencedores da Prova Fotográfica do Cerro do Bufo, o júri selecionou um conjunto de fotografias que vai integrar uma exposição itinerante no Baixo Guadiana. Dezembro é o mês de arranque.

 A Prova Fotográfica do «Percurso do Cerro do Bufo», aconteceu entre 22 de setembro e 05 de outubro, e recebeu 45 fotografias sob temáticas como os ecossistemas, os habitats, a avifauna e o património hidrológico.

Os vencedores já estão apurados. O primeiro lugar coube a João Lelo com a fotografia «Convívio». Em segundo no pódio, Nuno Pires com a fotografia «Regresso». Em terceiro, Daniela Silva com «Quadro».  Entre os prémios constam um passeio de barco pelo Guadiana, um salto de tirolina (slide transfronteiriço) e uma ida ao spa salino, desde o 1º ao 3º lugar, respetivamente. Houve também lugar a três menções honrosas.

A grande novidade é que o júri selecionou um conjunto de 25 fotografias que integra a exposição itinerante que vai percorrer o território do Baixo Guadiana. A inauguração acontece no mês de dezembro no Mercado Local (Local Market) em Castro Marim. Em VRSA a exposição será recebida na Biblioteca Municipal Vicente Campinas no mês de fevereiro. Em Alcoutim será no mês de março na Casa dos Condes.

LISTA DE FOTOGRAFIAS DA EXPOSIÇÃO

FOTOGRAFIAS VENCEDORAS:

3º lugar: Daniela Silva – «Quadro»

2º lugar: Nuno Pires – «B&W», legendada como «Regresso»

1º lugar: João Lelo – «Convívio»

 

A destacar que esta exposição resulta diretamente da Prova Fotográfica do «Percurso do Cerro do Bufo» e teve como objetivo valorizar e promover o património natural, bem como instigar a reflexão para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade.

Recorde que o trilho do Cerro do Bufo pertence à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA. É um trilho público, ao ar livre, linear, de modalidade pedestre/ciclável, com uma distância de cerca de 10,5 km’s (ida e volta) e dispõe de um observatório de avifauna. Saiba no website do baixoguadiana.com mais sobre o Percurso do Cerro do Bufo.

A salientar que esta ação é uma iniciativa da Associação Odiana, através do seu projeto VALAGUA, levada a cabo com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e com o apoio dos Municípios de Alcoutim e Castro Marim.

O projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos habitats no Baixo Guadiana transfronteiriço – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER.