VOLUNTÁRIOS PROCURAM-SE para «2 DEDOS DE CONVERSA»!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

É mais uma iniciativa do projeto «Castro Marim (COM) Vida» para combater a solidão, mas sobretudo para promover um ambiente de maior suporte social para os idosos. A iniciativa quer estabelecer um contacto semanal telefónico entre voluntário/a e idoso/a.

A iniciativa “2 dedos de conversa” quer «meter a conversa em dia» e colocar voluntários a conversar com idosos isolados do concelho de Castro Marim. O objetivo é  combater o isolamento social e geográfico, agora agravado pelo contexto atual de pandemia por Covid-19.

Para já o  «Castro Marim (COM)Vida», quer angariar voluntários para conversar com os idosos isolados. Procuram-se participantes (pode ser um vizinho ou um desconhecido), com perfil para lidar com população sénior e com disponibilidade de pelo menos 1 hora por semana. Para inscrição é necessária a consulta do Guião da Iniciativa e o preenchimento online do formulário.  Em alternativa pode dirigir-se à sede da Odiana ou contactar através do telefone 281 531 171.

A atividade funciona através de um contacto semanal telefónico entre voluntário/a e idoso/a, sendo que os contactos têm como intuito de proporcionar um contacto regular ao idoso, ou uma palavra amiga, estabelecendo laços que sirvam para quebrar os níveis de isolamento social e atuar numa lógica de promoção do seu bem-estar psicossocial. Na seleção dos seniores castromarinenses, será (entre outras condicionantes referenciadas no Guião da Iniciativa), dada prioridade a idosos que residam sós ou sem redes de apoio, numa situação de maior vulnerabilidade social.

A «2 Dedos de Conversa» é dinamizada pela Equipa Técnica do Castro Marim (COM)Vida e surgiu numa altura em que os idosos são aconselhados a manter o distanciamento social, já que integram um grupo de risco na pandemia de Covid-19, tornando-se imprescindível arranjar soluções adicionais para combater o isolamento e simultaneamente criar novas dinâmicas de apoio na comunidade.

Esta é uma iniciativa que se enquadra na atividade 8 «Voluntário pelo Idoso Isolado», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Para mais informações contacte através do correio eletrónico: clds4g.castromarim@odiana.pt e/ou  telefone +351 281 531 171.

CONSULTE AQUI O GUIÃO DA INICIATIVA

INSCREVA-SE AQUI!

VEJA AQUI O CARTAZ