ATELIERS DE NATAL RECUPERAM TRADIÇÕES

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A iniciativa juntou o projeto «Castro Marim (COM) Vida», a Biblioteca Municipal  e o Agrupamento Escolar concelhio numa atividade que recuperou a outrora popular tradição do envio dos postais de natal aos familiares distantes. Foram enviados cerca de 400 postais.

Numa altura de distanciamento social os «Ateliers de Natal» surgiram para  recuperar a tradição natalícia, e, em simultâneo, proporcionar às crianças castromarinenses o envio de postais de natal aos familiares geograficamente distantes. A atividade, dirigida aos alunos do Agrupamento de Escolas de  concelho de Castro Marim, englobou duas etapas: a «hora do conto» e elaboração de postais natalícios.

«O rato que cancelou o Natal», foi o conto selecionado, com o objetivo de melhor compreender as condicionantes da situação pandémica. A etapa seguinte consistiu na elaboração de postais de natal  apostando na criatividade dos mais novos, recorrendo a um conjunto de materiais diversos para decoração de envelopes. A finalizar, os alunos colocaram a morada do familiar e o Município de Castro Marim ficou responsável pelo envio de cerca de 400 postais de Natal junto dos postos de correio (ctt).

A destacar que esta iniciativa está englobada numa estratégia de atividades complementares para promoção de comportamentos saudáveis e reforço das tradições dos mais pequenos. A atividade foi planeada para o formato presencial, no entanto, a pandemia obrigou à readaptação da metodologia. Assim, foi desenvolvido um vídeo explicativo e preparados vários kits (materiais) e entregues às várias turmas do agrupamento de Castro Marim, para que em sala de aula fossem desenvolvidos os postais com a ajuda dos professores titulares.

Os «Ateliers de Natal» foram dinamizados pela Equipa Técnica do Castro Marim (COM)Vida em parceria direta com a Biblioteca Municipal de Castro Marim e com a colaboração fundamental do Agrupamento de Escolas do concelho. Esta é uma iniciativa que se enquadra na atividade 5 «(In)atividade Jovem», assente numa metodologia de proximidade e trabalho em rede com atividades lúdicas e recreativas para os mais novos.

O projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Para mais informações contacte através do correio eletrónico: clds4g.castromarim@odiana.pt e/ou  telefone +351 281 531 171.