PROJETO «VOLTA AO MONTE» IMPLEMENTA CAMINHADAS PARA IDOSOS

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Com a etapa final do desconfinamento em marcha, o «Volta ao Monte» começa a sua implementação no terreno com ações de capacitação aos idosos, mas também com caminhadas regulares no interior serrano do concelho de Castro Marim. A ideia é que a atividade física possa minorar o isolamento social e contribuir para a qualidade de vida dos idosos.

O projeto «Volta ao Monte», com a parceria estratégica do Município de Castro Marim, quer atenuar a inatividade física e mental dos idosos, incentivando para isso a caminhada.  A ideia é que a atividade física junto da população idosa tenha um impacto positivo no seu estado geral de saúde e qualidade de vida, atuando na redução do isolamento social dos idosos. Ou seja, a velha máxima, mas desta vez invertida: Corpo são, Mente sã!

Assim, e após o término do estado de emergência e confinamento, a Odiana dá início à componente prática do projeto dando o pontapé de saída para as Caminhadas periódicas previstas, recorrendo aos percursos de saúde definidos para o efeito.

O início simbólico no terreno aconteceu nos dias 13 e 14 de maio nas localidades de Alta Mora, Furnazinhas e Azinhal com a ação de capacitação dedicada ao tema  «A importância da atividade física e mental na 3ª idade». No final, e numa vertente de literacia alimentar, a degustação de um lanche convívio com base em produtos da Dieta Mediterrânica.

Foram ainda entregues aos seniores (grupo que constitui a fase experimental) os equipamentos necessários para a marcha física, com chapéu, tshirt e o pedómetro que servirá para monitorizar a atividade física dos 30 seniores envolvidos nesta fase experimental. As caminhadas decorrem até agosto de 2022 e acontecem três vezes por semana, com duração de 1 hora.

No que concerne à COVID 19, serão assegurados todos os procedimentos de prevenção e etiqueta respiratória.

Criada uma ferramenta de monitorização

A destacar que o projeto contempla ainda uma ferramenta informática para monitorização da qualidade de vida do público-alvo, com indicadores de saúde física, mental e social. Esta ferramenta incluiu a realização de testes laboratoriais, de condição física e questionários de avaliação aos seniores.

Esta ferramenta encontra-se em desenvolvimento desde 2020 pelo Departamento de Tecnologias de Informação, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve. Os testes de condição física foram desenvolvidos nos laboratórios do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM), da mesma Universidade.

O projeto «Volta ao Monte» conta com a parceria estratégica do Município de Castro Marim enquanto investidor social, sendo cofinanciado no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, ao abrigo dos fundos comunitários do CRESC Algarve 2020.