CASTRO MARIM APRESENTOU UM VERÃO «COM VIDA»

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O projeto Castro Marim (COM) Vida dinamizou este verão um rol de atividades diversificadas para miúdos e graúdos. Desde cinema, teatro, ações de sensibilização até ao desporto e artes, entre muitos outros momentos de lazer.

O verão de 2021 foi repleto de atividades lúdicas e de aprendizagem  para todas as faixas etárias do concelho castromarinense. Os seniores iniciaram a estação estival com mais uma edição itinerante de sensibilização: «Ondas de Calor». Uma ação de duplo objetivo, por um lado, informar e sensibilizar sobre os cuidados a ter com a exposição solar na 3ª idade, por outro lado, quebrar o isolamento dos idosos. Na parte cultural o programa arrancou sorrisos e gargalhadas com as ações de «CINEMA» e «TEATRO» ao ar livre, com filmes emblemáticos e teatro de revista sob o luar e as estrelas. Estas ações itinerantes percorreram 14 montes e contaram com cerca de 180 participantes.

Também as crianças e jovens, de agregados familiares carenciados, (em estreita articulação com o Núcleo Local de Inserção), tiveram direito a um calendário de oficinas recreativas.  No desporto aventuraram-se na modalidade de vela e depois partiram para a adrenalina do arborismo. Passaram pela gastronomia com a «Culinária divertida» e pelas artes com a «Arte em tela» e, para finalizar, o «Cinema» com direito a pipocas.  Paralelamente, e numa primeira fase, houve ainda parceria com o Programa BRINC’ar – Respirar o Verão 2021, implementado pelo Município de Castro Marim.

Recorde que projeto pretende contribuir para minimizar a exclusão social dos grupos de maior fragilidade social, nomeadamente crianças, jovens e suas famílias, idosos e pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

As ações desenvolvidas enquadram-se nas Atividades: 5 (IN) Atividade Jovem, 6 «Sénior Ativo», 7 «Sénior Informado e em Segurança», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.