CHEF RUI SILVESTRE é o EMBAIXADOR GASTRONÓMICO do BAIXO GUADIANA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

É o Chef do Restaurante Vistas, já conta com uma estrela Michelin no currículo e é o novo Embaixador Gastronómico do Baixo Guadiana algarvio. Desafio: potenciar a região e a sua cultura gastronómica.

No âmbito do projeto INTERPYME a Odiana tem em curso uma ação de curadoria gastronómica que pretende a divulgação e promoção dos produtos do território, a par de um posicionamento da oferta e herança gastronómica do Baixo Guadiana.

O serviço de Curadoria Gastronómica é assente no território, com enfoque na promoção das PME’s aderentes do projeto, onde constam no cardápio produtos como o sal de Castro Marim, o queijo de cabra fresco, as amêndoas, os figos frescos e secos, o figo da índia, a doçaria tradicional, as compotas, o mel, os citrinos do Algarve e outros transformados.

Esta ação, apelidada de «À mesa do Baixo Guadiana, a serra, o rio e o mar»,  foi lançada no passado dia 12 de outubro e vai desenvolver demonstrações in situ, e ações com os Media e com os Opinion Makers através de um embaixador gastronómico do Baixo Guadiana: o Chef Rui Silvestre*. A escolha do embaixador teve como base a versatilidade e excelência do profissional, sendo a estrela Michelin com maior proximidade geográfica ao cabaz de produtos do Baixo Guadiana (Restaurante Vistas).

A destacar que no âmbito do projeto INTERPYME, a Odiana entre outras ações, está a disponibilizar, às PME’s aderentes do projeto, serviços de consultoria e portfólio fotográfico,  consultoria financeira agregado à gestão de negócio e submissão de candidaturas a fundos europeus, e um serviço de consultoria de comunicação com serviços gráficos e de impressão. A meta é potenciar, melhorar e promover a competitividade das PME’s do território.

O INTERPYME – Plataforma para Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas do Algarve e das Províncias de Cadiz e Huelva – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER.

Este projeto, cujo objetivo é promover as oportunidades ao nível do financiamento, promoção e internacionalização para as PME’s do setor agroalimentar e turismo gastronómico, tem duração prevista até Abril de 2022, e conta com o apoio dos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

*Chef Rui Silvestre | Nota Biográfica:

Nasceu em Valongo, no norte de Portugal, mas vive no Algarve desde os 10 anos de idade. Em busca de inspiração para novos pratos e de novas técnicas culinárias, para descobrir outras culturas e sabores, Rui passou 7 anos em restaurantes franceses, suíços e húngaros. Especial destaque para a sua passagem pela França, no restaurante Le Castellet de Christophe Bacquié, com três estrelas Michelin.

Em 2015, Rui alcançou a sua primeira estrela Michelin, tornando-se o mais jovem chef Português de sempre (com 29 anos de idade) a ganhar este reconhecimento tão cobiçado. Feito que repetiu em 2019 trazendo para o Restaurante Vistas e Sotavento Algarvio a primeira Estrela Michelin.

Utilizando técnicas francesas e fundindo sabores improváveis, Rui adora combinar os melhores produtos da terra e do mar, de uma maneira inovadora, evocando todos os sentidos e preservando o sabor autêntico e excecional dos ingredientes locais.