MÊS DE SAÚDE SÉNIOR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A programação inclui workshops de alimentação, ações de capacitação e informação, caminhadas, convívio e animação musical. O mote é promover um envelhecimento ativo e saudável sob a chancela das celebrações do Dia Mundial da Saúde.

O Dia Mundial da Saúde celebra-se a 07 de abril, e a Odiana, em parceria com o Município de Castro Marim, decidiu antecipar as celebrações a partir de 22 de março, com um programa alusivo à saúde dos idosos. Os destinatários são os idosos residentes no concelho de Castro Marim.

A programação da iniciativa integra um conjunto de atividades de cariz informativo, didático e lúdico. A agenda diária é diversificada e conta sempre com caminhada, ações de informação e capacitação, animação musical e lanches convívio.

Nos dias 22 e 29 de março, em Monte Francisco e Alta Mora, respetivamente, haverá lugar a ações de informação com foco na alimentação, toma da medicação e na prevenção de quedas, com o selo da Universidade do Algarve. Haverá ainda lugar para a apresentação da nova ação do projeto CLDS 4G, o «TOCA A MEXER», um programa de dinamização da atividade física e de promoção de um envelhecimento ativo para os maiores de 65 anos.

O programa segue no dia 05 de abril na localidade de Furnazinhas com um workshop dinamizado pelo projeto de inovação social «Prato Certo», da associação In Loco. Aqui os participantes vão ter oportunidade de aprender a preparar lanches saudáveis. A 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a iniciativa fecha com chave de ouro no Azinhal. Desde rastreios à tensão arterial, colesterol e glicémia. Entrega de brochuras de capacitação e informação aos idosos. Ainda o workshop «Suporte Básico de Vida», dinamizado pela Cruz Vermelha Portuguesa. Por fim um almoço e convívio musical.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através telefone +351 281 531 171 ou do email: clds4g.castromarim@odiana.pt sendo que o calendário da iniciativa está disponível em:  www.odiana.pt

A salientar que o «Mês da Saúde Sénior» é uma iniciativa conjunta dos projetos da ODIANA: «Castro Marim (COM) Vida» e «VOLTA AO MONTE», aliando atividades física e mental como forma de contribuir para a qualidade de vida e saúde dos idosos.

O financiamento é assegurado por atividades de ambos os projetos. Pelo CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», atividade 7 «Informado e em Segurança», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. E pelo projeto «VOLTA AO MONTE» que conta com o Município de Castro Marim, enquanto investidor social, sendo cofinanciado no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, ao abrigo dos fundos comunitários do CRESC Algarve 2020.