BROCHURAS DE CAPACITAÇÃO PARA IDOSOS

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Alimentação, Atividade Física, Atividades Domésticas, Medicação e Quedas. São cinco as diferentes brochuras que o projeto «Volta ao Monte» desenvolveu para os seniores do concelho de Castro Marim. O objetivo é informar, capacitar, promover hábitos saudáveis e prevenir comportamentos de risco para os seniores.

Paralelamente às caminhadas, que pretendem minorar o isolamento social e contribuir para a qualidade de vida dos idosos, o projeto «Volta ao Monte» entra agora na sua segunda fase dando início à capacitação. Para tal a Odiana desenvolveu um conjunto de cinco brochuras que fomentam comportamentos saudáveis e atuam na prevenção dos acidentes domésticos mais frequentes.

São abordadas temáticas como a alimentação, com um guia simples e prático para escolhas simples e com produtos locais saudáveis, combatendo o colesterol e a diabetes. Na atividade física indicados exercícios para a melhoria da aptidão muscular, resistência cardiovascular, equilíbrio e agilidade. Nas atividades domésticas um resumo das posturas corretas e incorretas, como promotoras do bem-estar geral. Na temática da medicação o uso responsável do medicamento correto, na hora e dose certa. E por fim, a prevenção de risco de quedas com eliminação de obstáculos e favorecimento de ambientes mais seguros para os seniores.

Este conjunto de brochuras foi desenvolvido numa lógica de promoção do bem-estar geral e qualidade de vida e está a ser entregue aos destinatários do projeto no decorrer da atividade «MÊS DA SAÚDE SÉNIOR». A entrega das brochuras conta com a colaboração da Universidade do Algarve e contempla ações de capacitação com demonstração prática aos seniores

Recorde que o projeto «Volta ao Monte» promove, até ao 2º semestre de 2022, caminhadas regulares no interior serrano do concelho de Castro Marim, nas localidades de Alta Mora, Furnazinhas e Azinhal. O objetivo é que a atividade física possa minorar o isolamento social e contribuir para a qualidade de vida dos idosos, numa máxima invertida de: Corpo são, Mente sã!

O projeto «Volta ao Monte» conta com a parceria estratégica do Município de Castro Marim, enquanto investidor social, sendo cofinanciado no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, ao abrigo dos fundos comunitários do CRESC Algarve 2020.