CONSULTORIA FINANCEIRA E SERVIÇOS GRÁFICOS ÀS PME’S

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Empresas aderentes do projeto INTERPYME beneficiaram de serviços personalizados para potenciar os seus produtos, e por conseguinte, o setor agroalimentar do território. Depois do portfólio fotográfico, foi a vez da consultoria financeira e dos serviços gráficos às PME’s.

 No âmbito do projeto INTERPYME a Associação ODIANA proporcionou exclusivamente às empresas aderentes, um conjunto de serviços especializado, nomeadamente de captação fotográfica, numa primeira fase, e posteriormente a consultoria financeira e serviços de comunicação e impressão.

A consultoria financeira pretendeu apoiar as empresas na elaboração de um plano de investimento e na preparação dos dossiers de candidatura para acesso aos fundos comunitários. Já os serviços de comunicação atuaram na consultoria, no design de ferramentas gráficas promocionais e na impressão de materiais expositivos.

Esta panóplia de ações surgiu como uma estratégia de relançamento dos negócios das empresas que se viram afetadas nestes últimos dois anos com a pandemia. São serviços que vão ao encontro do âmbito do projeto:  potenciar, melhorar e promover a competitividade das PME’s do território.

Entre as empresas beneficiárias [que foram exclusivamente as aderentes do projeto], constam no cardápio produtos como o sal e flor de sal, a amêndoa, o figo fresco e seco, o figo da índia, manteigas e barras energéticas, o queijo fresco de cabra, o presunto e os enchidos, a doçaria tradicional, as compotas, o mel, os citrinos, e os transformados e confecionados com os produtos locais mais identitários. No total falamos de um universo de catorze empresas aderentes, sendo que cada uma delas apontou como diferentes necessidades os diferentes serviços contratualizados.

Para a Direção da ODIANA estas ações visam apoiar as empresas com ferramentas e conteúdos que os ajudem a comunicar e vender melhor os seus produtos, nomeadamente através das plataformas digitais num retorno pós pandemia.

Este projeto, cujo objetivo é promover as oportunidades ao nível do financiamento, promoção e internacionalização para as PME’s do setor agroalimentar e turismo gastronómico, iniciou os trabalhos em 2019 e tem duração prevista até dezembro de 2022, e conta com o apoio dos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O INTERPYME – Plataforma para Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas do Algarve e das Províncias de Cadiz e Huelva – é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP), e cofinanciado pelo FEDER.