CANTAR AS JANEIRAS EM CASTRO MARIM

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A inaugurar o ano de 2023 o projeto «Castro Marim (COM) Vida» retoma a tradição das «charolas», as chamadas «janeiras à algarvia». O Grupo de Charolas dos Machados traz os cantares e começa a viagem em Furnazinhas, seguido de Alta Mora e Monte Francisco. Música é o que se promete.

A data é memorável, falamos de dia 1 de janeiro, que, para além de dar as boas vindas a 2023, promete também animar os seniores com a promoção de uma tradição já caída em desuso: o «cantar as janeiras», as «charolas» algarvias.

Com o intuito de aliar as tradições populares ao convívio social, o projeto «Castro Marim (COM) Vida» desloca-se até três localidades do interior do concelho de Castro Marim para cantar as janeiras, numa colaboração com o Grupo de Charolas dos Machados. O objetivo é preservar esta tradição oral, um dos domínios mais ricos do Cancioneiro Popular Português e ainda com grande expressividade no Algarve.

O canto das janeiras inicia-se em Furnazinhas, pelas 15h no Espaço Multiuso. Segue-se pelas 16h15 a localidade de Alta Mora, com paragem na sede da ARCDAA. A última paragem é na localidade de Monte Francisco pelas 17h15 no Clube Recreativo Campesino. O intuito é promover o convívio, valorizar as tradições populares e o combate à solidão dos idosos.

Esta é uma iniciativa do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», que surge no âmbito atividade 7 «Sénior Informado e em Segurança», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Para mais informações contacte através do correio eletrónico: clds4g.castromarim@odiana.pt e/ou  telefone +351 281 531 171.