Território

O Baixo Guadiana localiza-se no Algarve, integra os concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António e está, na sua maior parte, limitado por barreiras geográficas naturais: a Norte pela ribeira do Vascão; a Leste pelo rio Guadiana e a Sul pelo oceano Atlântico. Apenas a sua fronteira ocidental constitui uma divisão administrativa, demarcando-o do concelho de Tavira e, numa pequena porção do seu extremo Noroeste, do concelho de Loulé.

Com uma localização periférica estratégica tem uma área de 939km2 predominantemente de baixa densidade, contrastando com os 289,9 hab/km2 no litoral com 6,5 hab/km2 no interior.

Dispõe de um vasto património natural, que, concentrando três tipos de paisagem tão distintos como a serra, o barrocal e o litoral, cada uma delas com as suas especificidades em termos de fauna e flora, é de uma riqueza imensa e constitui um dos seus principais ativos territoriais, sendo que o elemento que unifica o território é o grande rio do sul: o Guadiana.

O território é, em si mesmo, o grande ativo do Baixo Guadiana, graças ao vasto património natural, de grande riqueza paisagística e ambiental, ainda bem preservado, e que engloba ambientes tão diversos como a praia, a serra, as matas, o rio ou as reservas naturais. A beleza deste património é ainda enriquecida por um clima mediterrâneo-oceânico, que é também um importante fator de atracão desta região.

Uma região privilegiada por um clima invejável, pelas imensas heranças históricas, por um património natural soberbo e por gentes com sorrisos afáveis. Fazer turismo no Baixo Guadiana é uma experiência única e autêntica. As praias e o rio lado a lado, o barrocal e a serra por desvendar e muito, muito mais…

Aventure-se e parta à descoberta de um outro Algarve, o Baixo Guadiana!

www.baixoguadiana.com