PRESS TRIP NO BAIXO GUADIANA: TURISMO DE NATUREZA FOI PONTO CHAVE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Associação Odiana, com a colaboração dos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, realizou, entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, uma Press Trip ao território do Baixo Guadiana. O ponto chave foi o produto «Turismo de Natureza», confirmando as condições excecionais para férias ativas e sustentáveis em plena época baixa.

Assim, um grupo de jornalistas, de meios de comunicação nacionais, veio conhecer «um outro Algarve», não apenas a costa e a praia, mas sobretudo o barrocal e a serra, onde são os recursos endógenos que dão mote a atividades diversificadas de turismo ativo.

A Press Trip teve início em plena serra algarvia, onde se assistiu à floração das amendoeiras, com um colorido branco e rosa à paisagem, integrando a 1ª edição do «Festival das Amendoeiras em Flor», e percorrendo os mais belos trilhos da serra e usufruindo da fantástica e lendária paisagem associada às amendoeiras.

O objetivo desta visita jornalística foi proporcionar um vislumbre do Baixo Guadiana e da sua oferta em época baixa, com a sua fauna e flora, com as suas infraestruturas e equipamentos de turismo ativo; com o pedestrianismo, o btt, e o birdwatching; com a costa e o  Grande rio do Sul; com as tradicionais salinas e à descoberta da Reserva Natural do Sapal CM/VRSA. Também com passeios por terra, através de jipe. Com passeios fluviais no Guadiana transfronteiriço, mas também com passeios mais arrojados, por ar, conhecendo o Baixo Guadiana de uma outra perspetiva…

A meta desta Press Trip foi  impulsionar o setor turístico do território (com ênfase nos concelhos de baixa densidade), promovendo o turismo ativo e os seus agentes culturais e económicos locais, tendo sempre como premissa o Baixo Guadiana como «uma Região de Turismo de Natureza por Excelência». A par da dinamização local e regional, a meta é também atenuar o avanço da desertificação e o despovoamento do interior.

Recorde, que paralelamente a esta iniciativa, a Odiana tem vindo a desenvolver um conjunto de ações e produtos promocionais do território: Guia de Ornitologia, Guia e Vídeo da Grande Rota do Guadiana (1º lugar nacional, categoria Turismo Ativo, no Festival Art&Tur 2019), participação em certames internacionais, ações publicitárias diversas e eventos vários.

A destacar que esta Press Trip é uma ação integrada no projeto PROMOTURIS, – Plano de Promoção Turística e Cultural – apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

Reportagens:

Do ar, no rio e em caminhos de terra se mostram as riquezas do Baixo Guadiana

Revista Evasões

Revista Fugas