Encerramento do projeto «Volta ao Monte»

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Decorreu no dia 26 de abril, no Pavilhão Multiusos do Azinhal, a sessão de encerramento do projeto «Volta ao Monte», desenvolvido entre setembro de 2019 e abril de 2023, pela Associação Odiana.

O evento contou com a presença dos 41 beneficiários, provenientes do interior serrano do concelho de Castro Marim, mais concretamente das localidades de Alta Mora, Azinhal e Furnazinhas. As entidades presentes foram a Associação Odiana, o Município de Castro Marim, Universidade do Algarve (UALG), Portugal Inovação Social e a empresa After You que com a colaboração da UALG, desenvolveram uma plataforma informática que permite registar e monitorizar a qualidade de vida e saúde do público-alvo, baseada em indicadores de saúde física e mental. O registo destes dados permite não só monitorizar os ganhos obtidos com a atividade física, como alertar em tempo útil, para possíveis perturbações de saúde e carências de índole social. Refira-se que o projeto visou intervir ao nível do isolamento e solidão da população rural do concelho de Castro Marim, promovendo a inclusão social através do desenvolvimento de atividades de interação e convivência e da manutenção da qualidade de vida, proporcionada pela manutenção da saúde, independência e autonomia. Resumidamente, pretendeu incrementar a atividade física e mental junto da população local, que tivesse impacto positivo no seu estado geral de saúde e qualidade de vida, bem como a diminuição do isolamento social. Numa primeira fase, foram realizados questionários, consultas médicas através da Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim (UMS) e testes laboratoriais no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM) da Universidade do Algarve.

Posteriormente, realizaram-se caminhadas, convívios com almoços/lanches saudáveis, bailes e serões de acordeão de forma a proporcionar o convívio entre beneficiários e não beneficiários do projeto e também a promoção do envelhecimento ativo. Finalmente, foram criados três painéis com percursos de saúde a implementar nas localidades referidas anteriormente.

Durante a cerimónia, foi entregue aos beneficiários um diploma com os quilómetros percorridos e os passos dados a nível individual que foram registados através de podómetros, totalizando 65.945,145 passos e 55.811 km. Para a implementação deste projeto contou-se com a colaboração de outras entidades presentes no território, tais como as Juntas de Freguesia, as Associações Recreativas e Culturais locais, as IPSS, a Casa do Povo, a Unidade Móvel de Saúde, etc.

O projeto «Volta ao Monte» contou com a parceria estratégica do Município de Castro Marim, enquanto investidor social, sendo cofinanciado no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, ao abrigo dos fundos comunitários do CRESC Algarve 2020.