PROJETO FINANCIADO PELO FUNDO AMBIENTAL VISOU MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE VISITA DA RESERVA NATURAL DO SAPAL DE CASTRO MARIM E VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Um projeto inovador, impulsionado pelo Fundo Ambiental no âmbito do Plano de Recuperação de Resiliência (PRR), está prestes a transformar a experiência de visitação em áreas protegidas de âmbito nacional. Num consórcio de entidades, liderado pela Associação Odiana, o ICNF os Municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António, entidades integrantes na Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA), agarraram a iniciativa com o objetivo primordial requalificar as infraestruturas locais de apoio ao visitante.

Entre as principais melhorias, realizou-se:

– O reequipamento do Centro de Informação e Interpretação como principal “porta de entrada” da RNSCMVRSA, nomeadamente com uma nova exposição imersiva e equipamentos de som e imagem do auditório.
– Criação de duas “portas de entrada” nos postos de turismo de Castro Marim e de Vila Real de Santo António.
– Desenvolvimento de um módulo na Aplicação Móvel (APP) Lost Stories – Folklore & History, desenvolvido pela Universidade do Algarve.
– A requalificação dos Percursos Pedestres “Salinas Tradicionais” e “Percurso Cerro do Bufo”, com melhorias significativas dos mesmos – aumentado a proximidade à comunidade local e a instalação de novos painéis informativos.

O projeto tem como principais públicos-alvo, não só turistas que visitam a região, portugueses e estrangeiros, como a comunidade escolar dos concelhos da Reserva e os concelhos limítrofes, com grande ênfase na educação ambiental, bem como na população local, que muitas vezes não valoriza o património natural e histórico da qual é parte integrante. No dia 21 de dezembro, no Centro Interpretativo de Venta Moinhos, terá lugar a inauguração da nova exposição que contará com a presença do Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas (CNF), João Paulo Catarino. Esta exposição proporcionará aos visitantes uma compreensão profunda da dinâmica do ecossistema e da organização do espaço natural, cultural e patrimonial do território. Após a implementação das ações propostas, a Comissão de Cogestão espera um aumento exponencial do número de visitantes, propiciando não só uma maior promoção da Reserva, mas também a criação de produtos e serviços turísticos inovadores e sustentáveis.