“VILAS EM MOVIMENTO”: PROJETO DESTACA-SE AO ELEVAR O BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO DO BAIXO GUADIANA

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Fundação Galp, em estreita colaboração com a Associação Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, com a parceria do Município de Alcoutim, tem o privilégio de partilhar o êxito do projeto “Vilas em Movimento”. Este projeto, nascido da vontade de cooperação entre as entidades, tem como objetivos primordiais a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população sénior da região, a inclusão social, e a promoção do património cultural e natural através da dinamização das mais variadas atividades.
Ao longo do último ano, foram realizados sete workshops em diferentes localidades do Concelho de Alcoutim, nomeadamente, Arranjos Florais em Martim Longo, Criação de Sabonetes na Barrada, Cestaria no Pereiro, Tecelagem em Alcarias, Meditação em Alcoutim, Confeção e Decoração de Bolachas de Natal em Giões e Mandalas em lã em Martim Longo. Estas atividades foram desenvolvidas na sua grande maioria com a comunidade sénior, tendo em conta as suas sugestões e gostos, com o intuito de proporcionar a este grupo atividades diferentes e também ações de valorização dos produtos endógenos e do artesanato tradicional, algumas dessas atividades em desuso, mantendo vivas as tradições e costumes locais.

Os workshops envolveram 61 participantes, na sua grande maioria reformados, com idades compreendidas entre os 45 e 90 anos. Contamos também com a participação de alguns jovens interessados nas atividades, proporcionando ainda contactos intergeracionais. Os resultados foram extremamente positivos, com participantes expressando não só satisfação como benefícios tangíveis: “Aprendi um novo ofício com este workshop”, “Fiquei satisfeito/a com o tema deste workshop”, “Sinto que a participação neste workshop me animou e melhorou o meu bem-estar emocional”.

Num breve balanço, o projeto “Vilas em Movimento” cumpriu o compromisso assumido ao longo do ano, satisfazendo as necessidades da população. Ao combater a solidão, promover atividades e proporcionar momentos de bem-estar social e emocional, transformamos positivamente o quotidiano destes grupos, contribuindo para uma comunidade mais unida e resiliente.