ODIANA – ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO BAIXO GUADIANA DESTACA A SEMANA DA INTERCULTURALIDADE COM SESSÕES DINAMIZADAS NO MONTE FRANCISCO E GIÕES

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Para celebrar a Semana da Interculturalidade, a Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana numa parceria com a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza – Núcleo Distrital de Faro, realizou no passado dia 10 de abril, duas sessões nas localidades do Monte Francisco (Castro Marim) e Giões (Alcoutim).

Durante as sessões, dinamizadas pela Técnica da EPAN Dionísia Pedro, foi exibido um vídeo emocionante com aproximadamente 11 minutos, apresentando o testemunho inspirador de um jovem refugiado originário do Iraque. O vídeo narra a jornada do rapaz na procura de uma vida melhor, desde a perigosa travessia de barco até à Grécia, até á sua chegada a integração em Portugal com o apoio do Lisbon Project. Atualmente, o jovem em questão trabalha num restaurante e sonha em reunir-se um dia com a sua mãe.

Após a exibição do vídeo, os cerca de 30 participantes tiveram oportunidade de partilhar as suas emoções e opiniões. Algumas expressaram sentimentos de compaixão perante a realidade retratada, destacando a importância de abordar questões tão urgentes nos dias de hoje.

Foram levantadas várias questões pertinentes durante as discussões, incluindo a diferenciação entre migrantes e refugiados, a perceção de acolhimento em Portugal e as condições de vida dos migrantes no país, muitas vezes em habitações sobrelotadas e sem condições adequadas.

Os participantes demonstraram uma enorme consciência em relação aos desafios enfrentados por migrantes e refugiados na procura por dignidade e uma vida melhor, destacando também a sensibilidade e a importância intrínseca deste tema.