DIA ENRIQUECEDOR NA RESERVA NATURAL DO SAPAL DE CASTRO MARIM E VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO PARA OS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ALCOUTIM

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

No passado dia 5 de abril (sexta-feira) a Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, em colaboração com a Câmara Municipal de Alcoutim e a ALCANCE, organizou um dia repleto de atividades na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, no âmbito da Universidade Sénior de Alcoutim.

Cerca de 40 participantes, maioritariamente mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 81 anos, reuniram-se para uma visita interpretativa com observação de aves e espécies, numa caminhada de aproximadamente uma hora, em que puderam explorar e apreciar as vistas incríveis oferecidas pela reserva.

Após a caminhada, todos desfrutaram de um piquenique, promovendo um momento de convívio e descontração entre os presentes.

Posteriormente, os participantes tiveram o privilégio de assistir a uma apresentação conduzida pela Engenheira Rosa Madeira, onde foram abordados temas relacionados com a história e atualidade da RNSCMVRSA.

Após a apresentação, os participantes realizaram uma visita guiada à nova exposição do Centro Interpretativo da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, onde puderam adquirir mais conhecimento através de jogos didáticos e informações detalhadas sobre os habitats, nomes específicos de espécies faunísticas e florísticas, bem como a importância desta área como viveiro natural. Esses elementos destacam a sua relevância e tornam esta reserva uma preciosidade para a região do Baixo Guadiana.

A Universidade Sénior de Alcoutim tem como principal objetivo fomentar a cultura, o conhecimento, o convívio e a integração dos idosos da região. Esta atividade promovida pela Odiana e parceiros correspondeu plenamente ás expectativas dos participantes, que expressaram grande satisfação pelo dia vivido, muitos dos quais nunca antes tinham tido a oportunidade de explorar esta maravilhosa relíquia natural.