PROJETO “VILAS EM MOVIMENTO” PROMOVE AÇÕES DE PROXIMIDADE COM A GNR PARA A POPULAÇÃO SÉNIOR DE ALCOUTIM

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O projeto “Vilas em Movimento”, uma iniciativa em estreita colaboração com a Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, a Fundação Galp e o Município de Alcoutim, reitera o seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população sénior da região, promovendo a inclusão social e a valorização do património cultural e natural através da dinamização de diversas atividades.

No âmbito deste projeto, ao longo do último ano, foram implementadas várias ações de proximidade em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), especificamente com os profissionais da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do destacamento territorial de Tavira. Estas iniciativas foram desenvolvidas tendo em conta as necessidades específicas da população idosa do concelho de Alcoutim.

Durante o mês de fevereiro, realizaram-se as primeiras ações de proximidade, com foco na sensibilização para questões como a burla, furtos e roubos. Estas sessões, realizadas em Alcoutim, Martim Longo e Vaqueiros, destacaram-se pela participação ativa e pelo o interesse demonstrado pelos participantes.

As temáticas foram divididas em três tópicos: segurança em casa, segurança na rua e prevenção de burlas. Os profissionais da GNR partilharam recomendações importantes, desde fechar sempre as janelas, evitar guardar dinheiro em casa, até à precaução ao utilizar equipamentos como aquecedores e tomadas elétricas.

Na vertente da segurança na rua, foram partilhadas orientações para evitar andar sozinho à noite, cuidados com malas de ombro e objetos de valor, e precauções ao ser abordado por desconhecidos.

Quanto às burlas, os idosos foram alertados para o conceito de “conto do vidigário” e para os métodos utilizados pelos burlões. Estratégias de prevenção foram discutidas, enfatizando a importância de não deixar estranhos entrar em casa e de manter a discrição quanto à presença ou ausência de pessoas em casa.

As próximas datas ocorrerão nos seguintes dias e locais:

  • 20 de março: Pereiro
  • 11 de abril: Giões
  • 18 de abril: Pessegueiro
  • 9 de maio: Cabaços

Além disso, estão previstas outras datas até 9 de outubro, que serão oportunamente anunciadas pela Odiana.